terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Inicio 2000 a.c.

O objetivo deste blog é oferecer conteudo a quem esta precisando da contabilidade publica para concurso, livro contabilidade publica, contabilidade publica municipal,  apostila contabilidade publica, curos contabilidade publica, contabilidade comercial , contabilidade tributaria, contabilidade rural e contabilidade contabilidade empresarial.  Assim que descobri que é tão facil criar um blogspot gratis.
A história da contabilidade pode ser considerada tão antiga quanto a própria história da civilização. Ela está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção às posses e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.  Passando por um processo de transição e evolução o homem deixava a caça e a pesca e rumava à organização da agricultura e do pastoreio,  criando a individualidade na produção de riquezas.  Esse processo se desenvolveu devido a organização econômica acerca do direito do uso do solo, acarretando em separatividade e rompendo a vida comunitaria, surgindo divisões e o senso de propriedade. Nos idos de 2000 a.c. a principal atividade era a troca e venda de mercadorias dos comerciantes. Deste modo fazia-se necessario o acompanhamento dos bens após cada transação efetuada. Embora rudimentares eram seguidos de registros e relatórios simples sobre esses fatos. A relatos que no Egito, um escriba contabilizou os negócios efetuados por seu governo, sendo possivelmente este o primeiro relato da escrituração da contabilidade pública ou como muitos a chamam hoje de contabilidade aplicada ao setor público.  Com uma maior quantidade de bens, devido ao volume ja não era mais facil ou possivel a memorização.Era preciso saber o quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar os seus bens, sendo necessario os seus registros . Após o advento das primeiras administrações aparecia a necessidade de controle, nesta época ja era evidentemente claro que sem registros não se poderia haver qualquer tipo de controle. Não sendo possivel prestar contas referente ao que se era administrado. surgindo assim o que podemos chamar de pensamento do futuro. Esse pensamento levou o homem  aos primeiros registros com a finalidade de que pudesse conhecer suas reais possibilidades de produção e consumo. O que facilitou extraordinariamente o registro de informações sobre negócios foi a criação do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo. lembrarmos que naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram à vista. Posteriormente, empregavam-se ramos de árvore assinalados como prova de dívida ou quitação.
A medida em que as operações econômicas se tornam complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da República Romana (200 a.c.) já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e diversões. Somente na Itália que surge o termo Contabilitá, sendo no periodo medieval que diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário