segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Frei Luca Pacioli


Chamado por muitos como o "pai da contabilidade" Escreveu "Tratactus de Computis et Scripturis" (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos.
Pacioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Deixou muitas obras, destacando-se a "Summa de Aritmética, Geometria, Proportioni et Proporcionalitá", impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração.
Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o Século XIV.
O tratado destacava, inicialmente, o necessário ao bom comerciante. A seguir conceituava inventário e como fazê-lo. Discorria sobre livros mercantis: memorial, diário e razão, e sobre a autenticação deles; sobre registros de operações: aquisições, permutas, sociedades, etc.; sobre contas em geral: como abrir e como encerrar; contas de armazenamento; lucros e perdas, que na época, eram "Pro" e "Dano"; sobre correções de erros; sobre arquivamento de contas e documentos, etc.
Sobre o Método das Partidas Dobradas, Frei Luca Pacioli expôs a terminologia adaptada:
"Per " , mediante o qual se reconhece o devedor;
"A " , pelo qual se reconhece o credor.

4 comentários:

  1. muito bom ,ter pessoas que postam nos blog esse assuntos nos tiram essa e muitas duvidas obrigada ,pelo conhecimentos que vcs nos dão

    ResponderExcluir
  2. muito bom ,ter pessoas que postam nos blog esse assuntos nos tiram essa e muitas duvidas obrigada ,pelo conhecimentos que vcs nos dão

    ResponderExcluir
  3. Ae alguém sabe as técnicas dele ?!

    ResponderExcluir